
Curso Design Gráfico Compacto
Design para quem NÃO É designer
O curso de Design Gráfico “Design para quem NÃO É designer” é destinado para aquelas pessoas que não possuem conhecimentos técnicos para distribuição dos elementos gráficos (imagens/fotos, textos, uso de cores, ornamentos) num momento de uma criação de um folheto, por exemplo.
Desta forma, vão tentando fazer da sua maneira usando a sua intuição criativa, sem saber ao certo, se o resultado da sua arte terá ou não impacto positivo.
É que muita gente acha que, ter um certo conhecimento em programas gráficos, como, Photoshop, Illustrator, Corel Draw, Canva, já é o bastante para sair “criando” e enviando para gráfica suas produções.
A criação de uma arte gráfica, seja para impresso ou digital, exibe certos cuidados para não fugir das regras. Se o resultado que você procura é ter, no mínimo, uma arte bem apresentada, então é preciso ter um mínimo de conhecimento nos princípios básicos do design gráfico.
E é aí que entra o curso “Design para quem NÃO É designer” onde o aluno irá aprender regras básicas para tornar sua arte bem apresentada.
Veja abaixo os conteúdos de cada oficina que será oferecido:
APRESENTANDO AS OFICINAS
Oficina Layout, Grids, Composição
Na oficina “Layout, Grids e Composição”, entre tantos assuntos importantes que serão abordados, vou citar apenas 2 pontos que serão fundamentais para quem quer deixar o seu layout mais organizado.
Neste caso, o aluno vai entender da importância de colocar em prática os 5 princípios básicos, que são: Proximidade, Espaço em branco, Alinhamento, Destaque e Repetição. Com esta prática já será o suficiente para deixar a sua arte melhor apresentada.
Outro ponto é sobre aplicação da Regra dos Três Terços. Esta regra é para deixar a sua imagem melhor posicionada, criando mais destaque e harmonia. É bem simples de aplicar, e o resultado é surpreendente.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Conceito de layout -
5 princípios básicos da Composição -
Case de layout's -
Imagens para evitar -
Imagens que engajam -
04 técnicas de grids -
Regra dos Três Terços -
Aplicação em logotipo

ANÁLISE COMPARATIVA
Na oficina será realizado uma análise comparativa mais detalhada mostrando que tipo de layouts corresponde a maneira mais “correta” e “não correta” de aplicar em projetos gráficos.

Modo correto de aplicar

Modo incorreto de aplicar
Oficina Cor no Design Gráfico
As cores são uns dos principais elementos gráficos do design gráfico. Portanto, não dá para ir colocando qualquer cor em qualquer lugar. É preciso entender que as cores, por si só, já mostram suas personalidades e suas mensagens.
Na oficina de cores o aluno irá aprender a trabalhar com as temperaturas cromáticas, tirando proveito do uso das cores quentes, frias e neutras para serem trabalhadas em seus projetos gráficos de forma a trazerem melhores resultados.
Além dos estudos dos significados das cores, o aluno também terá a oportunidade de entender o modo da classificação das cores e como aplicá-las em conjunção de cores complementares, análogas, tríades e monocráticas para determinadas ocasiões.
Todas estas informações técnicas serão transmitidas de forma simples, objetiva e prática para que o aluno possa compreender da importância do uso correto das cores.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Círculo cromático -
Temperatura da cor -
Classificação das cores -
Como combinar o fundo -
Significado das cores

TEMPERATURA DAS CORES
O uso correto da cor quando se quer trasmitir uma mensagem correta.


Oficina Tipografia
A Tipografia, juntamente com a cor, é outro elemento gráfico muito importante no uso do design gráfico. Para você ter uma ideia, se não utilizar uma tipografia adequada para uma determinada imagem, a sua mensagem será fraca, para não dizer, comprometedora com a sua marca/nome.
E para que você não seja surpreendido, na oficina Tipografia você irá conhecer um fator fundamental para poder distinguir das tipografias, que são as Categorias das fontes. Com estas distinções você será capaz de aplicar as fontes corretamente para cada imagem.
Algumas técnicas simples de entender serão fundamentais para quando for utilizado em seus projetos. Por exemplo, o uso hierárquico em seus títulos e textos darão mais visibilidade e clareza à sua mensagem.
Outras técnicas, como, a legibilidade e a leiturabilidade, o uso do contraste entre as fontes possuem uma relevância fundamental que serão repassadas na oficina.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
Categoria de Fontes -
Hierarquia e Escala -
Legibilidade e Leiturabilidade -
Uso do contraste -
Mensagem via textual -
Tipografia ideal para fotos

LEITURABILIDADE e LEGIBILIDADE
Da importância em saber utilizar o texto no lugar certo e da maneira correta.


E-book (bônus) Produção Gráfica
Será oferecido, como bônus, um e-book sobre Produção Gráfica onde o aluno poderá utilizar como consulta, variados tipos de papeis para variados tipos de situações para quando for preparar o envio do seu projeto para a gráfica.
Nesse e-book o aluno saberá distinguir o uso do modo de cores RGB, CMYK e Pantone. Fatores importantes para ser utilizado na saída para impressão ou para uso de plataformas digitais.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
-
O que é produção gráfica -
Acabamentos gráficos -
Impressão offset -
Escolhendo o papel ideal -
Modo de cores -
Fechamento de arquivo -
Bibliografia

ACABAMENTOS GRÁFICOS
Segui alguns tipos de acabamentos gráficos

Laminação é um procedimento de acabamento gráfico em que um impresso em papel – seja ele de qualquer tipo – recebe uma camada fina e transparente de material plástico. Contudo, vale ressaltar que esse processo difere por completo da plastificação.

O verniz localizado é um tipo de acabamento utilizado em elementos específicos de materiais impressos, dando brilho, sofisticação e elegância ao detalhe escolhido. Para que o verniz localizado seja aplicado, é necessária a montagem de uma máscara de verniz para indicar o local que receberá o acabamento.
Quem é o instrutor

Professor de Design Gráfico e de Marketing Digital
Olá, gostaria de fazer uma breve apresentação. Meu nome é Rodrigo. Moro em Belo Horizonte/MG. Minha formação é na área de design. Tenho formação em desenho industrial e comunicação visual na Fuma (hoje UEMG). E também me formei em comunicação digital, Uni-BH. Com a pós-graduação em Design Gráfico, cursos e oficinas foram ficando mais completos. Meu contato com design gráfico começou em 1994, e com as mídias digitais em 1998. Portanto, tenho vasta experiência tanto no meio impresso como no meio digital. Os cursos e as oficinas possuem meu acompanhamento ao vivo e online.
Depoimentos de alguns alunos
Depoimentos de alguns alunos









Informações gerais
CURSO: DESIGN GRÁFICO COMPACTO
03 OFICINAS + 01 E-BOOK
Duração de cada oficina: +-1h
Valor de cada oficina: R$137,00 (individual) ou R$87,00 (grupo)
Valor Combo para individual das 03 Oficinas: De R$411,00 por R$349,00. Economize R$61,65
Datas e horários: flexíveis, conforme disponibilidade do aluno e do professor
Modo: online síncrone ou presencial
Forma de Pagamento: Mercado Pago, Pix, transferência ou boleto
Obs: solicite link de parcelamento para Mercado Pago
Informações: (31) 989 10.0433 – Rodrigo ou cursos@designdigitalbh.com.br411
Para conhecer a sua disponibilidade do dia e do horário, por favor, preencha o formulário.