Criando um canal no Youtube
Saiba como criar um canal no Youtube de forma personalizada
Se você tinha ou tem vontade em criar um canal no Youtube mas ainda não o fez por não saber como faze, então neste vídeo mostro o passo-a-passo para você criar o seu canal e poder divulgar os seus conteúdos para pessoas interessadas em seu negócio.
Ao lado você verá as visualizações da criação da capa nos meios digitais. Neste caso, crie sua arte já pensando nisso.
Personalize a capa do seu vídeo
Para garantir uma boa resolução da foto do avatar, crie um arquivo da foto com dimensão 1000×1000 pixel.
Como aumentar o alcance dos vídeos do Youtube
Antes de mostrar as formas de utilizar o Youtube, gostaria de dizer que a utilização dos vídeos é uma das ferramentas mais poderosas no marketing digital. Digo isso porque os vídeos conseguem gerar mais vendas, já que a comunicação é direta. Gera credibilidade, pois é através do vídeo que se consegue mostrar o quanto se sabe sobre determinado assunto. E com isso gera autoridade, conexão, empatia.
Esta dicas foram baseadas nas dicas de Luana Franco (@luanafranco).
DESTRAVAMENTO
Segue alguns exercícios práticos para te ajudar na hora de gravar um vídeo:
- Pratique
Quanto mais você gravar vídeos, mais a vontade sentirá para a próxima gravação. - Busque referências
Importante buscar referências de pessoas que você admira diante das câmeras. A forma de falar, se posicionar, o ritmo da fala, o olhar, a linguagem…isto tudo irá te ajudar a servir como referência na hora de gravar seu vídeo. E não se esqueça de procurar algo que assemelha com quem você está buscando se inspirar. - Como destravar
Uma forma simples mas que traz excelente resultado é deixar uma foto ao lado do computador de alguém que você gosta muito de conversar. Neste caso, tente imaginar que você estaria conversando com esta pessoa na hora de gravar. Esta técnica é conhecida como Rapport. Uma técnica que é muito utilizado para designar uma ligação de empatia com outra pessoa para que a comunicação seja menos resistente ou apreensivo. - Sorria
Mostre satisfação, emoção, animação. Mostra o quanto você é apaixonado por aquele assunto que está transmitindo. - Encontre sua tribo
Fale para aquelas pessoas que você quer que elas saibam o quanto que você quer ajudá-las. Crie uma identificação com elas. - Seja original
Basear em alguém não quer dizer copiar. Então, seja único na sua forma de ser. - Esteja presente e disponível
Para isso, mantenha uma frequência nas suas redes sociais. É fundamental das pessoas saberem onde e quando te encontrar.
GRAVAÇÃO
- Recursos
Para quem está começando não há necessidade de investir em equipamentos caros. Com simple solução você será capaz de produzir conteúdos de alta qualidade. Basta ser criativo e estar disposto a improvisar. O que tem que ficar atento é que as gravações, pelo celular ou não, deverão estar no modo HD ou Full HD. - Posição dos vídeos
. para vídeos no Instagram, o ideal é que a filmagem seja feita na posição vertical, e no Youtube, na horizontal.
. mantenha seu olhar para a lente da câmera. Dessa forma, você estará falando diretamente com quem está assistindo. E isso é fundamental para criar uma conexão. - Iluminação
Se puder, use luz natural. Esta é a melhor iluminação que você pode ter. Agora, caso não seja possível, então tenha por perto recursos, como, Ring Light, iluminador de led etc. - Áudio
Você pode utilizar o microfone Lapela que poderá estar conectado em seu computador ou celular. Você também pode gravar através de um fone de ouvido onde possui um microfone de volume. E ainda ssim, você não possui nada disso, então grava diretamente do seu aparelho, seja no celular ou no notebook. Só não esqueça de evitar sons externos. - Cenário
Muita gente deixa de gravar por achar que não tem cenário. Engano seu. Mas vamos ao começo. Ter um cenário que busque uma comunicação com o seu propósito é fundamental para criar uma conexão. Agora, você pode improvisar, caso ainda não tenha aquele cenário ideal. Gravar ao fundo numa parede branca ou incolor é o primeiro cuidado que deve ter. Neste caso, com uma pequena ajuda de efeito, você pode trabalhar, na edição, um efeito de vinheta. Também pode incluir as logos das suas redes sociais, a sua logomarca etc. Agora, indepedente como for, seja simétrico ao fundo.
EDIÇÃO
- Edição básica atende a sua necessidade. Com simples recursos você consegue deixar seu vídeo de forma mais atrativo e profissional.
- Use cenas secundárias. Sabe aquelas cenas que você está falando sobre algo ou alguém e daí você coloca a cena relativo ao assunto? Pois é. Um exemplo é quando estou falando do meu cachorro e a imagem ou vídeo dele aparece na timeline. Cenas de filmes, humor, desenhos… tudo cabe!
- Tente alternar a imagem. Quando houver uma fala importante, então traga aquele momento para mais perto da tela. Desta forma, você cria um dinamismo e interesse.
- Corte seco ou transição? São duas formas diferentes para transitar entre uma cena e outra. Isto irá depender do que você quer trazer para o seu vídeo.
- Incluir textos/títulos no vídeo só se for para enfatizar um capítulo ou uma mensagem. Textos chamam atenção, por isto, use com moderação.
- Efeitos de sons ajuda para acordar o seu ouvinte. Usando moderadamente, você ajuda a trazer de volta a atenção do usuário para o vídeo. Mas só se for numa situação que peça esta interferência.
- Música ao fundo ajuda e muito a conectar. Mas no caso de uma gravação didática é preciso ter cuidado de como e onde usar. Neste caso, use no princípio ou final do vídeo, se for o caso.
SEO – Otimização do mecanismo de busca
SEO é uma técnica usada para colocar seu conteúdo nas primeiras colocaçõs de sites de buscas, como Google, Bing, Yahoo, e também no Youtube. Existem alguns meios para fazer isso. Veja como fazer, no caso, no Youtube.
- Título do vídeo
Crie um título chamativo que tem haver com o seu conteúdo. - Thumbnail atraente
Crie um capa para o seu vídeo que contenha imagens e textos que possa sobressair entre os demais concorrentes. Tente trabalhar a arte das capas com uma mesma identidade visual entre elas. - Utilize Playlists
Criando uma playlist em seu vídeo-conteúdo, isso fará com que a cada finalização do vídeo assistido haverá uma disponiblização de sequência para outros vídeos seus do mesmo conteúdo. - Divulgação
A primeira 24 horas após a postagem do vídeo é fundamental para que seja assistido por mais pessoas possível. Neste caso, após publicação, divulgue em suas redes socais, na live, email etc. Tete fazer com que mais e mais pessoas assistam o seu víedeo dentro deste prazo para que o Youtube considere um vídeo relevante. - Metadados
Crie uma boa descrição, tanto no seu canal como em cada vídeo postado. Juntamente com as tags criadas, o alcance para localizar o seu vídeo será maior em relação ao seu concorrente que não teve este mesmo cuidado.
EXTENSÃO VidQ
Instale esta extensão no seu navegador Chrome. Esta extensão ajuda analisar a performance do seu vídeo de forma bem ampla, apontando, inclusive, dados que poderiam ser acrescentados na configuração, ajudando em aumentar assim, a visualização.
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