Perfil comercial: porque você deve criar um
Vantagens de ter uma conta comercial
Porque devo ter uma conta comercial nestes canais
Existe algumas boas razões para que você venha providenciar um perfil comercial dentro do Instagram e Facebook. Uma delas é sobre o uso de acessos disponíveis somente com este tipo de perfil.
São ferramentas essenciais para criação de estratégias de vendas, como, por exemplo, o uso das métricas. Com este acesso você pode saber da origem demográfica do seu público. Pode saber a idade e sexo.
Também fica sabendo quais os dias e horários de maior tráfego em seu canal. Com estes levantamentos dá para criar um planejamento de postagens, e garantir um maior engajamento.
Existem algumas razões providenciais para que você tenha uma conta comercial no Instagram. Sem uma conta comercial, sua criação de estratégias de vendas fica restrita. E isto acaba prejudicando a maneira de alcançar seus objetivos.
Nos perfis pessoais, sua conta pode estar vinculada à públicos ou privados, mas os perfis comerciais do Instagram só podem ser públicos. Se você usa o Instagram para sua empresa, é uma opção estratégica garantir que as pessoas possam realmente ver suas postagens. Público é o caminho a percorrer para a maioria das empresas.
Caso você já tenha uma conta de perfil, e que nesta conta possua muitos seguidores, e que você já vinha produzindo a divulgação dos seus produtos nela, você pode então, transformar esta sua conta de Perfil em comercial.
E se mais pra frente você desistir, e quiser voltar para a sua conta de Perfil, você pode fazer. O melhor então, é criar, do zero, uma conta comercial.
Veja quais são as vantagens em ter uma conta comercial:
ACESSO AO ANALYTICS
Para começar, as pessoas que gerenciam Perfis pessoais não podem ver no aplicativo o desempenho das suas postagens. Isto quer dizer que você não saberá a contagem de seguidores por faixa etária, divisão por gênero, acessos das principais cidades etc.
ADICIONAR UM BOTÃO DE AÇÃO
Ao criar um perfil de empresa, você pode permitir que as pessoas cliquem em um link para entrar em contato com você. Isto chama-se Call-to-Action. Se você não sabe o que é, significa uma possibilidade de uma chamada de ação, do tipo: entre em contato, me ligue, envie um email. Tudo isso para que alguém possa te achar. Bom demais, não é?
ANUNCIE E PROMOVA POSTAGENS
Na conta comercial você pode impulsionar seus posts ou criar um anúncio do zero, sabia? Isto quer dizer que utilizando a opção de promover algum tipo de post você poderá ser achado por milhares de pessoas, e, consequentemente, seu negócio pode dar um salto maior que suas pernas.
TIRE PROVEITO DO LINK “ARRASTE PRA CIMA” NOS STORIES DO INSTAGRAM
O recurso “Arraste para cima” é apenas para perfis de negócios que possuem acima de 10.000 seguidores. Esse recurso ajuda a direcionar tráfego para sua página inicial, incluindo um link para seu site, ou apontar seu público para qualquer chamada direta à ação que você possa desejar.
CRIANDO RESPOSTAS PRONTAS
Às vezes, você irá precisar de enviar algumas respostas já pré-definidas que podem servir como Chabot. Respostas como: “Este é o meu whatsApp: 31 99999.9999” ajudam a ganhar tempo, já que a resposta seria a mesma de criada.
INSTAGRAM SHOPPING
A ideia é que os usuários estejam mais próximos dos produtos e que o tempo de compra diminua. Isto quer dizer que agora as publicações poderão ter links diretos para produtos específicos em seu site.
Como funciona o Instagram Shopping
Para as marcas que estiverem com essa função liberada, ela funcionará da seguinte maneira:
. cada publicação terá um ícone “Toque para ver” no canto inferior esquerdo das fotos;
. ao ser tocado, uma marcação aparecerá nos vários produtos na publicação, demonstrando até cinco produtos por foto e até nove por carrossel;
. quando a marcação for selecionada, uma nova aba será exibida;
. nela, será possível ver informações importantes do produto vendido, tudo sem ter que sair do aplicativo;
. se o consumidor tocar no link Comprar, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.
Confira o passo a passo acima descrito com imagens:
Quais são os requisitos para utilizar o Instagram Shopping?
Apesar de ser uma funcionalidade acessível e fácil de ser utilizada, a conta precisa atender a alguns pré-requisitos para que possa utilizar o shopping.
Confira:
. a conta no Instagram deve ser um perfil comercial;
. é preciso ter um e-commerce, pois a plataforma não processa as compras, apenas direciona o comprador para o site em que os produtos são vendidos;
. o negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas e diretrizes comerciais do Instagram;
. a empresa deve estar localizada no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha;
. o perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook. Os produtos devem estar cadastrados nesse catálogo para serem utilizados pelo Instagram Shopping. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na página da empresa no Facebook.
A conta é, então, analisada pela rede social e, se o perfil atender a essas condições, o Instagram Shopping é aprovado. Normalmente, o processo leva alguns dias, mas pode demorar um pouco mais. Portanto, caso fique com dúvidas ao fazer a configuração, peça ajuda a alguém que conheça esse lado técnico das integrações.