fbpx
Oficinas

Pintando as cores

Oficina Estudo de Cores

Pintando as cores

A oficina “Pintando as cores” tem como proposta apresentar o estudo das cores de forma lúdica, onde é proposto uma alternância entre teoria e prática. Assim, o aluno irá absorver as funcionalidades das cores de uma forma clara e objetiva.

E como irá funcionar as oficinas?

A oficina é dividida em 12 aulas. Cada aula possui 1 hora de duração, sendo 1 vez por semana, totalizando 3 meses de oficinas.

As oficinas são direcionadas para alunos do 6 ao 9 ano do ensino fundamental. Trata-se de uma oficina onde o aluno irá aprender a funcionalidade das cores de uma forma linear. O objetivo da oficina é levar o conhecimento do uso das cores, e não o uso da técnica de pintar. Desta forma, ao utilizar alguma pintura, ou uso de uma arte, ou até mesmo na forma de se vestir ou decorar, o aluno saberá distribuir as cores de uma forma mais consciente, e não mais intuitiva.

OBS: Os números das aulas poderão ser alteradas, podendo incluir novos conteúdos ou diminuir a carga horária. Isto dependerá da disponibilização do tempo da escola.

As cores e a arte

Há vários estudos sobre a forma que o nosso cérebro percebe as cores e as sensações que elas nos causam. Tanto é que pesquisas mostram que o cérebro do ser humano recebe estímulos diferentes quando visualiza cores quentes e frias. Enquanto as cores quentes ativam áreas responsáveis pelo comportamento emocional e instintivo, as cores frias ativam o lado racional e intelectual. E isto acaba afetando o modo de se vestir, de decorar, de pintar, ou seja, da maneira individual que cada um tem no momento de se expressar suas cores.

Isto mostra como que os movimentos artísticos a partir do século XX, como os fauvistas e expressionistas, escolhiam suas cores de modo a reforçar as emoções que queriam passar em suas obras. Valorizaram a cor como elemento principal da criação artística e suas influências permanecem ainda hoje na arte contemporânea.

É desta forma que a oficina “Pintando as cores” vem apresentar o encontro do seu “eu-artístico” com a sua expressão artística através do uso das cores.

É uma oficina onde o aluno irá aprender a conectar com as cores através do seu sentimento, tal como o artista conecta com a sua arte através da sua emoção.

Veja os conteúdos programáticos

A oficina é dividida em 12 aulas, conforme a distribuição dos conteúdos.

Oficina PINTANDO AS CORES

Aula 1:

  1. Exercício;
  2. Vídeos sobre cores.

 

Aula 2:

  1. Temperatura da cor;
  2. Exercício.

 

Aula 3:

  1. Classificação das cores;
  2. Exercício.

 

Aula 4:

  1. Efeito cromático;
  2. Matiz, Saturação, valor.

 

Aula 5:

  1. Exercício.

 

Aula 6:

  1. Combinações das cores.

 

Aula 7:

  1. Exercício.

 

Aula 8:

  1. Significado das cores.

 

Aula 9:

  1. Escala de valores;
  2. Exercício.

 

Aula 10:

  1. Escala de tons;
  2. Exercício.

 

Aula 11:

  1. Acordes cromáticos de personagens infantis;
  2. Exercício.

 

Aula 12:

  1. Cores dos heróis e vilões;
  2. Exercício.

 

Bibliografia

O que você irá encontrar

Temperatura da Cor

Você irá entender o funcionamento das cores quentes, frias e neutras para utilizá-las de forma estratégica.

CORES QUENTES APROXIMAM

Se você pretende criar algum destaque para algum objeto, então pinte-o de vermelho ou de cores quentes e mantenha-o em primeiro plano. Desta forma, você irá criar uma conexão com  o seu espectador.

Círculo Cromático

No círculo cromático estão todas as cores. Conhecendo o segredo das conjunções, você será capaz de criar uma relação enorme entre as cores de forma mais harmoniosa e de bom gosto.

classificação das cores

cores

Exemplo de conjunção de cores Complementares:

As cores complementares já falam por si só. Ou seja, se você quer criar uma harmonia entre duas cores, então utilize as cores complementares.  

Significado das Cores

Através do conhecimento dos significados das cores, você irá conseguir interpretá-las com mais segurança na hora da distribuição das cores.

A cor laranja está entre o calor do vermelho e o alegre do amarelo, intensificando o sentimento de energia.

Quando você pensa em vitamina C, laranja já remete ao frescor e a vitalidade.

Representa também a juventude, a diversão.

Portanto, se você é mais sério e procura um ambiente mais calmo e aconchegante, deve evitar muitos elementos nessa cor.

Escala de Tons

Por incrível que pareça, muita gente não sabe que para criar uma profundidade é preciso criar uma espécie de degradê. Para isso, a partir do seu plano principal, a cor estará sempre visível. No momento que vai se distanciando, a cor vai se esmaecendo.

Extraindo cores de personagens

Todas as formações dos acordes são realizados a partir do olhar único de quem está construindo. Portanto, para deixar claro, a formação do acorde de uma pessoa pode variar em relação a outra pessoa, criando assim uma estrutura única.

Exemplo da criação de acorde sob o mesmo tema:

Cinderela antes da transformação

Cinderela

A Cinderela antes da transformação era uma pessoa simples, onde suas roupas possuíam tonalidades neutras e opacas. Sua personalidade era de uma pessoa boa, dedicada ao serviço, amorosa, caseira.

Acorde SIMPLICIDADE

Cinderela depois da transformação

cinderela

A transformação de Cinderela deixou com uma aparência de realeza, com um visual bem diferente. Sua nova aparência encantou o príncipe.

Acorde REALEZA

Resultado da oficina

Com a construção dos acordes baseados em pinturas, fotografias, cenas de filmes e de personagens de fábulas, o aluno chega na conclusão da montagem do seu acorde cromático.

Através da conexão que o aluno terá com a imagem é  que poderá criar o seu próprio acorde cromático.

acorde cromatico

Criação do acorde baseado na cena do filme “Cantando na Chuva”

acorde cromatico

Criação do acorde baseado na cena do filme “Beleza Americana”

acorde cromatico

Criação do acorde baseado na cena do filme “Cantando na Chuva”

Bônus

O aluno irá receber, gratuitamente, o e-book  Como enxergamos as cores onde detalha sobre as cores da natureza e o modo das cores. 

Público-alvo

público-alvo

Esta oficina é voltado para jovens entre 12 a 15 anos, adultos e idosos, com formação de cada turma conforme idade.

Quem é o instrutor

Rodrigo Chaves de Freitas

Professor de Design Gráfico e de Marketing Digital

Olá, gostaria de fazer uma breve apresentação. Meu nome é Rodrigo. Moro em Belo Horizonte/MG. Minha formação é na área de design. Tenho formação em desenho industrial e comunicação visual na Fuma (hoje UEMG). E também me formei em comunicação digital, Uni-BH. Com a pós-graduação em Design Gráfico, cursos e oficinas foram ficando mais completos. Meu contato com design gráfico começou em 1994, e com as mídias digitais em 1998. Portanto, tenho vasta experiência tanto no meio impresso como no meio digital. Os cursos e as oficinas possuem meu acompanhamento ao vivo e online.

Alguns registros das aulas de oficinas de cores, tanto online como presencial

Depoimentos de alguns alunos

Depoimentos de alguns alunos

Achei a proposta da oficina algo diferente e inovador. A ideia de associar cores a determinados sentimentos e sensações se mostrou uma ferramenta muito aplicável e interessante no cotidiano. E despertou o interesse de pesquisar e conhecer mais desse campo da arte.
Carlos Damata
Estudante de Matemática

Na oficina aprendi o que é acordes cromáticos. Gostei muito, agora posso usar os acordes cromáticos nas minhas telas. Por isto, gratidão Rodrigo. Aulas excelentes e muito bem explicativa. Amei, vou aproveitar muito, estes acordes cromáticos nas minhas obras. Só tenho a te agradecer. Abraços e Muitoooo obrigada!!!
Carol Verona
Artista visual

Muito bom o curso, com bastante conteúdos, o que certamente vai enriquecer os meus conhecimentos sobre as cores e fazer enxergar novas possibilidades para o meu uso, seja em qual área que for.
Aluizio Sérgio
Ceramista

A oficina foi uma experiência incrível. Agregou muito para mim como estudante de design. As aulas foram dinâmicas, divertidas e renderam muito aprendizado. O material disponibilizado pelo professor é muito completo e coerente. Foram 4 dias de aula e todos foram bons e de objetivos cumpridos.
Ana Beatriz Gomes
Estudante de Design

Gostei muito de ter participado da oficina. Como também sou professora de arte já conhecia a primeira parte do curso sobre as cores. A novidade, que me pareceu bem interessante, é sobre os acordes. Pretendo me aprofundar sobre o assunto e utilizar o conhecimento no meu trabalho.
Suzane Wonghon
Artista plástica

Achei a oficina muito interessante, divertida e completa. Aprendemos coisas legais e que vão agregar ao nosso cotidiano.
Ana Laura Gomes
Comissária de bordo

Adorei a oficina, uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o significado das cores, e como construir os acordes, algo que eu não sabia.
Rosemara Marinho
Artista ceramista

Senti na oficina que agregou positivamente conhecimento sobre como nos aproximar e conviver melhor nas relaçōes humanas tomando as cores como referência. Já estou aplicando na minha vida sob todos os aspectos. E de cara, já até mudei a combinação de cores em uma tela já pintada e decidi aplicar os ensinamentos da oficina em outras telas. Também achei que as cores de um ambiente podem otimizar o se sentir bem naquele ambiente conforme o propósito e uso a que ele se destina
Aline Guerra
Artista plástica

Muito bom, ótimo equilíbrio entre prática e teoria.
Tereza Riconda
Estudante

Informações gerais

Nome da oficina: PINTANDO AS CORES

Data e horário: a combinar.

Duração total: 12h

Duração cada aula: 1h

Modo: presencial (local a ser combinado).

Valor: a combinar

Bônus: o aluno irá receber 2 apostilas no formato PDF: “Pintando as cores” e “Como enxergamos as cores”

Material:  tinta guache, pincel, lápis de cor e papel.

Necessidade: internet, 1 projetor.

Informações: (31) 989 10.0433 – Rodrigo ou cursos@designdigitalbh.com.br

Para definir a sua disponibilidade do dia e do horário, por favor, preencha o formulário.

Inserir o DDD