fbpx
Oficinas

Oficina Despertando a Criatividade

Criatividade

É totalmente possível despertar a criatividade que existe dentro de cada um de nós, já que ser criativo é uma questão de processo, e não um dom, como muitos pensam. Ela, a criatividade, está ligada à capacidade de inventar coisas novas. Assim, é mais do que possível se tornar uma pessoa mais criativa. Isto dependerá somente de você.

E, acredite ou não, a criatividade é muito importante no mercado de trabalho. De acordo com o relatório Future of Work, publicado em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, ela é a terceira habilidade mais importante para se ter em uma empresa. 

Portanto, pessoas criativas têm uma variedade de repertório, além da capacidade de se reinventar através dos momentos de dificuldade. A maior causa da ausência de criatividade, segundo estudos, é a falta de estímulos no dia a dia, como ter uma rotina muito restrita. 

Objetivos da oficina

  • Estimular a Criatividade: Proporcionar técnicas e exercícios para desbloquear e aumentar a criatividade.
  • Desenvolver Habilidades Práticas: Capacitar os participantes a aplicar ideias criativas em projetos de design gráfico.
  • Explorar Ferramentas e Técnicas: Apresentar diversas ferramentas e métodos para geração de ideias e soluções inovadoras.
  • Aplicação em Projetos Reais: Fornecer experiência prática na criação de projetos de design gráfico inovadores e criativos.

Benefícios da Oficina

  • Aumento da Criatividade: Capacidade de gerar ideias inovadoras e aplicá-las em projetos de design gráfico.
  • Aprimoramento das Habilidades Técnicas: Domínio de ferramentas e técnicas de estímulo criativo.
  • Compreensão dos Processos Criativos: Entendimento profundo dos processos que estimulam a criatividade e inovação.
  • Portfólio Fortalecido: Desenvolvimento de projetos criativos que demonstram competência em inovação e design.
  • Networking: Oportunidade de conhecer outros profissionais e entusiastas da área, possibilitando colaborações e parcerias futuras.

Conteúdos programáticos

  1. VÍDEOS SOBRE CRIATIVIDADE
  • 7 dicas para ter boas ideias – 7’
  • Desvendando as logomarcas – o segredo por trás dos símbolos – 3’
  • Comerciais brasileiros premiados – 5’
  • Propagandas censuradas – 4’
  • Mensagens sexuais subliminares – 9’
  • Processos criativos – depoimentos – 23’
  • Criatividade com Charles Watson – 7’
  • Dreams, Vicent Van Gogh – Akira Kurosawa – 3’
  • Picasso – 60’

 

  1. INTRODUÇÃO À CRIATIVIDADE NO DESIGN
  • Definição de Criatividade: Compreensão do conceito de criatividade e sua importância no design gráfico.
  • Barreiras Criativas: Identificação e superação de bloqueios criativos comuns.
  • Ambiente Criativo: Criação de um ambiente propício à criatividade e inovação.
  • Histórias de Sucesso: Histórias de designers e estúdios que alcançaram sucesso através da criatividade.

 

3. APRESENTAÇÃO DE APLICAÇÕES CRIATIVAS EM PROJETOS GRÁFICOS

  • . Adote cores;
  • . Foge às regras;
  • . Mantenha a simplicidade;
  • . Seja artesanal;
  • . Experimente linhas;
  • . Dê atenção aos detalhes;
  • . Estude as formas;
  • . Define um esquema de cores;
  • . Encare o espírito sazonal;
  • . Leve o espaço em conta;
  • . Supere as expectativas;
  • . Deixe tudo mais rústico;
  • . Mostre o caminho;
  • . Conquiste pela imagem;
  • . Assuma riscos;
  • . Use cores escuras;
  • . Use o minimalismo;
  • . Inove;
  • . Encontre o equilíbrio;
  • . Sobreponha elementos;
  • . Revisite o passado;
  • . Seja artístico;
  • . Use bloco de cor;
  • . Ofereça um incentivo;
  • . Pense fora da caixa;
  • . Mantenha o design limpo;
  • . Faça experimentos com layout;
  • . Mantenha-se fiel à tipologia;
  • . Use ângulos;
  • . Evoque familiaridade;
  • . Use sua esperteza;
  • . Use repetição;
  • . Brinque de esconde-esconde;
  • . Seja pessoal;
  • . Seja “materialista”;
  • . Mapeie um evento;
  • . Comece a contar;
  • . Deixe-se levar;
  • . Mantenha o freio de mão;
  • . Risque e rabisque;
  • . Escolha uma coisa só;
  • . Use coisas fofas;
  • . Espalhe alegrias;
  • . Pise em terreno arenoso;
  • . Volte ao básico;
  • . Enquadre suas coisas;
  • . Use linhas;
  • . Teste uma tendência;
  • . Mostre a cara;
  • . Volte a natureza.

Metodologia

  • Aulas Teóricas: Apresentação de 19 técnicas para criação gráfica com conceitos fundamentais e com exemplos visuais e estudos de caso.
  • Demonstrações Práticas: Demonstrações nas desconstruções das artes do Canva. Será uma forma de entender o passo-a-passo das construções de uma arte.
  • Exercícios Práticos: Atividades práticas em sala de aula e em casa que permitem aos participantes aplicar os conceitos aprendidos.
  • Feedback e Discussão: Sessões de feedback onde até 3 participantes apresentam seus trabalhos e recebem comentários construtivos.

Público-alvo

  • Designers Gráficos: Profissionais que desejam aprimorar suas habilidades criativas.
  • Estudantes de Design: Estudantes que buscam desenvolver sua criatividade e inovação em design.
  • Profissionais de Marketing e Comunicação: Aqueles que criam materiais visuais e desejam melhorar a criatividade em seus projetos.
  • Artistas Visuais: Artistas que querem integrar métodos criativos em suas obras.
  • Freelancers e Autodidatas: Indivíduos que trabalham de forma independente e buscam aprimorar suas técnicas cri

O que o aluno irá ver na oficina

Conhecendo algumas aplicações criativas

FOGE ÀS REGRAS

ADOTE CORES

MANTENHA A SIMPLICIDADE

FONTES EM IMAGENS

USO DA REPETIÇÃO

USO DA ORIENTAÇÃO – CONTRASTE

orientação via contraste

Depoimentos de alguns alunos

"Achei que a aula correspondeu à sua proposta. "Conteúdo muito completo e bem explicado. Apostila também completa e com explicações que facilitam na elaboração do conteúdo. Além disso vc teve muita disponibilidade para atender as demandas e tirar as dúvidas dos alunos à medida que foram surgindo. Não menosprezou as perguntas, ao contrário valorizou e respondeu todas. Percebi que vc se empolgava ao responder às perguntas o que mostra seu domínio do assunto e sua capacidade de ensinar. Então meus parabéns! Estou muito animada em fazer as minhas próprias postagens de forma organizada e com metas para alcançar os resultados desejados. Espero fazer outros cursos com vc. Grande abraço!"
Roza Oliveira
Roza Oliveira
Contadora de História

"Boa tarde, Rodrigo! Passando pra agradecer por sua competência didática e generosidade na partilha do conhecimento. Obrigada também pelo respeito ao processo de aprendizagem e nível de conhecimento de cada um. Participar da sua me deu uma boa noção sobre marketing digital. Foi também excelente conhecer ferramentas que facilitam a criação de posts e o uso otimizado do Instagram. E estes novos conhecimentos estão também me ajudando a focar e estruturar um novo projeto. Obrigada! Abraço"
Bete Oliveira
Bete Gonçalves
Ong Verde

“Achei melhor que a minha expectativa. Esperava algo bem mais básico, rss. Eu não imaginava a quantidade de informações e detalhes por trás de “simples postagens”, desde as técnicas de Copy até o planejamento e execução das ações, objetivos, etc… É tanta informação que me perco, rss, e às vezes penso que preciso começar do começo, isso requer um certo tempo, tanto para estudo do material quanto para execução. O fato é que é bem mais complexo que imaginei, mas não impossível. Preciso me organizar e começar! Ajudou a ampliar o horizonte, entender muitas coisas, inclusive a analisar o mercado. Assim que eu conseguir aplicar certamente fará diferença real no resultado. Achei extremamente produtivo e de muita importância, especialmente para os que nunca estudaram marketing, como eu, rss. Primeiramente eu gostaria de agradecer por todo conhecimento compartilhado, pela generosidade e paciência, sinal de grandeza! Obrigada de coração!!”
clarissa barros
Clarissa Barros
Musicista

"Fazer a "Oficina Postagem ", com o Rodrigo, do Design Digital foi muito esclarecedor pra mim. A parte teórica é explicada de forma objetiva e me deu uma ótima noção de como usar as ferramentas para divulgação de meu trabalho! Super Recomendo!"
Débora Mazochi
Débora Mazochi
Contadora de História

“Eu tenho uma pequena fábrica de embutidos e defumados e participei do treinamento “Marketing digital na veia”, ministrado pelo Rodrigo. Os conhecimentos que adquiri estão sendo muito úteis na divulgação dos produtos. No meu caso, inicialmente eu mesmo farei a divulgação, mas com o passar do tempo, posso contratar uma pessoa ou empresa para futuras divulgações e, uma vez que eu já estou inteirado do assunto, todas as tratativas dessa futura contratação, bem como seu controle, serão mais fáceis e certeiras.”
Claudio Gomes
Cláudio Gomes
Empresário

“Recomendo muito o curso !! Saber organizar as ideias desde o início. Do planejamento e direcionamento, até o momento de postar e anunciar de uma forma organizada e coesa !! Obrigado”.
Ian Guedes
Ian Guedes
Músico

Registros de aulas/consultorias

Quem sou

Rodrigo Chaves de Freitas

Professor de Design Gráfico e de Marketing Digital

Olá, gostaria de fazer uma breve apresentação. Meu nome é Rodrigo. Moro em Belo Horizonte/MG. Minha formação é na área de design. Tenho uma pós em Design Gráfico. Me formei em desenho industrial e comunicação visual na Fuma (hoje UEMG). E também fiz comunicação digital, Uni-BH. Meu contato com design gráfico começou em 1994, e com as mídias digitais em 1998. Portanto, tenho vasta experiência tanto no meio impresso como no meio digital. Sendo assim, você pode confiar no meu trabalho. Os cursos e as oficinas possuem meu acompanhamento ao vivo e online. Uma forma de garantir seu aprendizado. Espero poder te ver na "sala de aula."

Informações gerais

Nome da oficina: Despertando a Criatividade

Data e horário: conforme a disponibilidade entre o aluno e professor

Carga horária: 10h

Modo: presencial ou online.

Obs: no modo presencial haverá uma taxa extra para deslocamento, caso seja necessário.

Investimento: R$597,00 individual ou R$347,00 em grupo

FORMA DE PAGAMENTO:

Via PAGSEGURO ou MERCADO PAGO podendo ser dividido em até 10 parcelas

Via PIX para rodrigocaleidoscopio@gmail.com

Via Transferência Bancária:
Banco do Brasil
Agencia 3061-9
Conta Corrente: 16218-3
Rodrigo Chaves de Freitas
CPF: 486.853.136-00

Via Boleto será preciso enviar seus dados, como, nome completo, endereço completo e o cpf ou cnpj para o email cursos@designdigitalbh.com.br ou envie uma mensagem para o WhatsApp manifestando vontade em realizar desta forma.

Dúvidas?: via WhastApp, através do link: https://bit.ly/3e9O89d

Informações: (31) 989 10.0433 – Rodrigo ou cursos@designdigitalbh.com.br

Para definir a sua disponibilidade do dia e do horário, por favor, preencha o formulário.

Inserir o DDD